Ei, gente!!

Tudo ótimo com vocês? Diga que sim vai! Rs

Sabemos que nossa vida é movida por sabores, amores e CORES! Isso mesmo! Cores?

Mas o que são cores? Percepções visuais. Sabia? Se não, descobriu agora!
Por mais natural que seja, é difícil definir, não é mesmo?  No entanto, citarei um conceito:

“A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenômeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda”.

Que incrível! Partindo do principio, a introdução ás cores, apresento-lhes:

follow-the-colours-pantone-linguagem-das-cores-01

Pantone

Fundada em 1962 por Lawrence Herbertum, que foi diretor da companhia e sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. Mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica e Têxtil. Iniciou suas atividades como pequena empresa que fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos. Em 1963  Herbert adquiriu a Pantone e desenvolveu o primeiro sistema de cores em 1963.

A lista de números de cor e listas de valores da Pantone é de propriedade da mesma. Pondero ainda, que não é permitido o uso gratuito da lista. As cores não são suportadas em sites livres e em softwares de baixo custo. Anualmente, recomenda-se substituir os books, uma vez que edições novas e cores são lançadas(estratégia de Marketing). Além de que é possivel calibrar as cores do pantone em sistemas através de um aparelho denominado “Eye-One”, que lê e identifica as cores calibradas e transmite direto para computar de forma ágil e eficiente para que fiquem armazenadas e seja possivel fazer o gerenciamento das cores.

destaque

A Pantone presta consultoria, identifica e registra uma cor que ganha um número único. Foi dai que criou-se a o Pantone Live onde todas as cores podem ser acessadas a todo momento em qualquer lugar, via uma nuvem a DIGITAL COLOR FROM DE CLOUD.

É book que não acaba mais!

pantone

Só Designs utilizam a PANTONE?

Não. A Pantone tem sido muito influente e passou a colorir diversos segmentos, de vestuário, moda, home, design de interiores, arquitetura, cosméticos, papelaria entre outros, deixando de ser apenas uma escala de cores, e inspirando marcas e empreendedores  apostar em produtos da marca Pantone, fazendo o licenciamento, e buscando novos negócios no mercado emergente(países subdesenvolvidos). No Brasil a FARM foi a primeira empresa a criar uma parceria com a marca. Existe até mesmo um hotel na cidade de Bruxelas, Bélgica inspirado na Pantone o próprio: Hotel Pantone projetado pelo designer de interiores belga Michel Penneman e pelo arquiteto belga Olivier Hannaert.

MILAN, ITALY - JUNE 22: A model walks the runway during the Etro Ready to Wear fashion show as part of Milan Men's Fashion Week Spring/Summer 2016 on June 22, 2015 in Milan, Italy. (Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images)

Look inspirado na cor indicada pela pantone SERENITY. MILAN, ITALY

 

pantone-2Interruptores pantone.

pantone-hotel-15

Hotel Pantone.

hotel-pantone

Muito criativo este hotel! É verdade ou não é?

Uma curiosidade: Os funcionários da Pantone necessitam ter uma visão perfeita. Uma vez que a precisão é de grande importância para a atividade. Assim, é necessário anualmente fazer exames de vistas e testes para certificarem que esta tudo bem com a visão.

Veja também:

Clientes que popularmente conhecemos, e que tem nas suas cores a essência de sua marca:

Trabalho em um departamento de criação de uma indústria Têxtil, assim, tenho contato junto a minha equipe direto ao pantone têxtil em que as cores são aplicadas no tecido, e tornam-se referência para a inserção de quaisquer cores do book no produto ao qual estamos desenvolvendo. Assim como um advogado tem o seu Vade Mecum, um médico seu  Estetoscópio, Contadores calculadoras Financeiras, designs sejam eles gráficos, têxteis, de interiores e pessoas envolvidas a criações, tem o seus books, escalas de cores e referencias da Pantone.

ffc102_a

A Pantone padronizou o sistema de cores de forma universal, assim um produto que foi solicitado pela Irlanda para ser desenvolvido aqui, quando citado o código pantone, iremos enxergar a mesma cor que os requisitante da Irlanda também visualizaram. A reprodução será praticamente a mesma se os padrões e calibragens estiverem alinhados de acordo com a receita das cores.

Muito interessante o assunto, não é mesmo?

De nada adianta um produto e/ou um desenho ser maravilhoso se não acertarem na coloração, assim a Pantone também auxilia a todos divulgando cores para coleções semestrais e cores tendências, uma vez que é referência deste nicho. É necessário uma pesquisa, e todo um trabalho, acerca de estatísticas de cores mais usadas, cores tendencias, apropriadas ou não para coleção, para o desenho, produto e etc. Normalmente, essa atividade, esta relacionada ao profissional colorista, assim chamado, que tem importante função e complementa na construção de um conceito, ideia produto ou desenho.

Se deixar eu vou longe! rs. Não paro de escrever…

Cor é vida! Traduzem sentimentos de felicidade, amor e até mesmo de tristeza! Comunicam entre si, entre cada ton, sur ton, mais intensa ou não! Fria, ou quente… Denota estilo, escolhas, personalidade e identidade… O que seria de nós sem as cores? Não consigo imaginar… Nada contra o básico preto e branco, todavia vamos todos colorir a vida e ser feliz!

Curtiu? Gostou? “Dê o like do amô”.

Se tiver alguma dúvida, não exite em perguntar!

Querem sugerir temas ou algo, criticar construtivamente, falar sobre parcerias, anúncios, publicidades ?
Comentem ou me escreva através do e-mail: modedeviepordanielmendes@gmail.com